Thursday, May 21, 2015

Alguns Fatos Básicos Sobre Schwannomas Para Aqueles que são Diagnosticados com Esses Tumors

Introdução

 Trabalho com o grupo "Schwannoma Survivors & Schwannoma Fighters" e respondo a muitas perguntas e mensagens na tentativa de esclarecer questões básicas sobre Schwannomas para as pessoas que são recém-diagnosticados. Algumas das perguntas e respostas são muitas vezes bastante semelhantes, então pensei que seria uma boa idéia simplesmente colocar alguns dos princípios básicos sobre Schwannomas, uma espécie de guia introdutório para uma pessoa que nada sabe sobre Schwannomas. Abaixo segue o básico que eu posso compartilhar para ajudar aqueles recém-diagnosticados! - Neil
___________________________________________________________
 
1) O que é um Schwannoma?
 
O Schwannoma é um tumor da bainha do nervo que é composta de células de Schwann. Estas células são conhecidas, em casos raros, por crescer anormalmente e causar os tumores que conhecemos como schwannomas.
 
2) Quais são os sintomas de um Schwannoma?
 
Como uma pessoa que não é médico, mas que é um sobrevivente e alguém que trabalha com sobreviventes - Eu posso compartilhar com vocês que os sintomas mais comuns que ouço são dor extrema, com dormência, perda de sensibilidade nos nervos, e, por vezes, extrema fraqueza nas áreas do corpo afetadas pela Schwannoma. As pessoas não relatam choques nervosos, e sentimentos como sensação de formigueiro. (Eu tinha tudo isso enquanto eu estava sofrendo com um Schwannoma)
 
3) Os Schwannoma são benigno ou maligno?
 
 Neurocirurgiões me afirmaram que a grande maioria dos Schwannomas são benignos. Porém devemos enfatizar que eles ainda podem causar problemas na vida de uma pessoa. Geralmente eles aparecem como um unico tumor e não vários. Embora seja rara a malignidade é, a natureza exacta do tumor é geralmente confirmado por biópsia que é conduzida depois que alguma parte ou todo o tumor seja removido por meio de cirurgia. (Em alguns casos, quando chegar ao tumor é mais fácil, uma biopsia pode ser realizada antes da cirurgia para determinar a natureza exacta do tumor).
 
4) Os Schwannomas se transformam em câncer?
 
Na grande maioria dos casos, câncer e Schwannoma não estão relacionados. Um neurocirurgião confirmou-me que normalmente só aqueles que têm a condição de neurofibromatose estão em um risco mais elevado de desenvolver tumores com células canceriginas. Quando as pessoas ouvem a palavra 'tumor' eles tendem a pensar CÂNCER! Schwannomas são diferente. Obviamente, você deve consultar com o seu médico sobre a natureza exata de seu próprio tumor, se você foi diagnosticado - mas para nosso propósito de falar em termos gerais, é suficiente dizer que casos de Schwannomas e câncer é extremamente raro. Os médicos vão usar todos os meios à sua disposição para tentar determinar com precisão a natureza do tumor, e biópsias pós-operatórias são normalmente realizadas para determinar com certeza o tipo de tumor.
 
5) Se eu tiver vários Schwannomas, o que está acontecendo?
 
Embora esta é uma pergunta melhor respondida por um médico com experiência, se você tiver sido diagnosticado com múltiplos Schwannomas, existe uma chance de que você possa ter a condição chamada Schwannomatosis. Schwannomatosis, em geral é uma condição genética que predispõe uma pessoa a múltiplos Schwannomas que podem ocorrer ao longo de quase todo o sistema nervoso - exceto ao longo dos nervos auditivos neuromas acústicos onde / schwannomas vestibulares às vezes crescem. Um teste genético está disponível para ajudar a confirmar Schwannomatosis - no entanto, me foi dito que essa condição pode ser diagnosticada clinicamente pelo médico e tratada de acordo, tendo-se feito ou não o teste genético.
 
6) Onde os Schwannomas podem crescer no corpo?
 
Simplificando, eles podem, teoricamente, crescer ao longo de todo o systema nervoso. Trabalhando com os sobreviventes tenho visto que isso é verdade, e os tratamentos têm de ser orientados para as pessoas de forma diferente com base em onde seu Schwannoma está localizado, e como ele está afetando o corpo.
 
7) Quais são as opções de tratamento para Schwannoma?
 
A opção de tratamento mais comum é a cirurgia. Opções de tratamento mais recentes, como tratamentos de Cyber knife e tratamentos minimamente invasivos estão se tornando mais comum - no entanto, o que eu vejo no grupo de sobreviventes é que um número considerável de pessoas ainda têm a cirurgia convencional como alternative para remover seus Schwannomas. As opções de tratamento são sempre decididas com a ajuda de seu médico - a estratégia pode ser diferente com base na localização da Schwannoma, o tamanho, e na medida em que afecta a qualidade de vida de uma pessoa. E medicação é muitas vezes necessária para controlar a dor causada pelo tumor, e para tratar as interferências no funcionamento normal do nervo por a compressão do tumor no nervo.
 
8) Uma pessoa pode ter uma boa qualidade de vida após a cirurgia de remoção de um Schwannoma?
 

Sim, isso definitivamente é possível. Eu, por exemplo, tenho uma qualidade de vida muito melhor sem a dor extrema do Schwannoma que eu sofria. No entanto, uma cirurgia em em qualquer parte do corpo é arriscado, e haverá sempre algum risco de perda de função ou dor residual resultante da cirurgia. Também depende da pressão que o próprio Schwanoma exerceu no nervo afetado. A pessoa tem que avaliar as perspectivas de resultado da cirurgia em consulta com o seu médico. Muitas das pessoas no grupo “Schwannoma Survivors” ainda têm dor residual e alguns problemas mesmo após a cirurgia de remoção do Schwannoma - eu digo às pessoas que eu sou cerca de 85% tão bom como eu estava nos meus melhores dias, antes de ser afetado pela Schwannoma. Isso é certamente aceitável para mim, pessoalmente. Não, nem todas as histórias de remoção são feliz - mas há razões para ficar otimista, devido ao número significativo de remoções de sucesso através de cirurgia, e as pessoas que tiveram uma boa recuperação de sua qualidade de vida após a cirurgia.

(Translation from English by Vitor de Souza Carneiro)